A Associação Paulista de Supermercados (APAS) e o Procon-SP avançam no debate sobre a criação da Câmara Técnica de Consumo para o setor supermercadista. Depois de discutirem previamente o assunto, representantes das duas entidades reuniram-se no início deste mês, ocasião em que foram apresentadas as estruturas da APAS e do Procon-SP, a fim de conciliarem as sinergias possíveis visando à prestação de serviços ao consumidor.
Representaram a APAS o vice-presidente e diretor de Segurança Alimentar, Márcio Milan, o gerente jurídico Roberto Borges, e o gerente de comunicação, Joaquim Ferreira. Participaram do encontro vários executivos e técnicos das empresas supermercadistas Grupo Pão de Açúcar, Walmart, Carrefour e Coop.
Márcio Milan, que está estruturando um programa de Segurança Alimentar, solicitou a participação do Procon-SP, o que garantirá a excelência nos resultados. “Sabemos que o grande tema do momento é a segurança alimentar em face do nosso comprometimento em atender os anseios do consumidor”, disse.
O diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, destacou a relevância do setor de supermercados como parte do cotidiano das pessoas e a contribuição que o segmento pode dar para a melhoria do padrão de qualidade dos produtos e serviços disponíveis à sociedade. Garantiu que todas as informações coletadas pela entidade estarão à disposição da Câmara Técnica e dos supermercados. “Entendemos que a informação ajuda a ampliar o cumprimento da lei”, enfatizou.
A harmonia das relações de consumo que envolvem supermercados e a sociedade serão o principal objetivo da Câmara Técnica, e os debates serão conduzidos de forma a encaminhar ações preventivas para um melhor atendimento ao consumidor. Alguns dos temas que devem fazer parte das discussões são segurança de alimentos (prazos de validade, rotulagem, exposição de produtos etc); diferença de preço gôndola e caixa; oferta e publicidade em encartes, entre outros.
A próxima reunião está marcada para o dia 5 de abril, quando será definida uma pauta de trabalho, um regulamento interno e um cronograma de atividades.
