Esta semana, em parceria com a Fundação Procon-SP, lançamos uma cartilha orientativa sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), voltada à qualificação das equipes, à organização das lojas e à promoção de boas práticas no relacionamento com o cliente.
O material foi desenvolvido ao longo de vários meses, com base em dados estatísticos fornecidos pelo Procon-SP, que identificaram as situações mais recorrentes observadas durante fiscalizações em supermercados. A cartilha reúne orientações, boas práticas e procedimentos recomendados para assegurar o cumprimento das normas e fortalecer relações de consumo mais transparentes e seguras.
Durante o lançamento, realizado na sede da APAS, o Secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto de Souza, destacou que o conteúdo reforça o caráter educativo e preventivo das ações do Procon-SP. Essa ação ressalta a frente de educação e orientação do Procon-SP, que tem atuado com foco na prevenção e na promoção da harmonia das relações de consumo em todo o Estado”, afirmou.

O Diretor-Executivo do Procon-SP, Luiz Orsatti Filho, também comentou a importância do trabalho conjunto entre as instituições. “Essa iniciativa junto com a APAS impulsiona a produção de conteúdos educativos e amplia a disseminação de conhecimento entre estabelecimentos do varejo alimentar em todo o Estado”, disse.
O presidente da APAS, Erlon Ortega, reforçou que o setor supermercadista está comprometido com a evolução permanente e com a melhoria contínua da experiência do consumidor.
“O setor supermercadista é protagonista no desenvolvimento econômico e social de São Paulo e está comprometido com a evolução permanente. Esta cartilha reforça nosso propósito com a segurança alimentar, o respeito ao cliente do varejo e a melhoria constante das operações – pilares essenciais para fortalecer a confiança, a transparência e a relação com a sociedade”, destacou.
A cartilha está disponível para os associados no Campus Virtual da Escola APAS e tem como objetivo apoiar o varejo alimentar na implementação de práticas cada vez mais éticas, seguras e alinhadas ao Código de Defesa do Consumidor.
