A política ciclo viária implantada na cidade de São Paulo e o impacto para o comércio, principalmente no que tange aos supermercados. Com esta pauta principal na mesa, representantes da APAS se reuniram com o Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, para retratar a preocupação do setor supermercadista acerca das lojas localizadas em locais onde as ciclofaixas foram criadas, com foco na dificuldade de embarque e desembarque dos clientes, em virtude da proibição de estacionamento dos automóveis. O mesmo vale para o abastecimento de mercadorias, sendo que, em ambos os casos, o reflexo está diretamente relacionado às vendas.
A APAS foi representada pelos diretores Arilton Souza (Walmart), José Eduardo de Carvalho (Supermercados Violeta), Paulo Pompilio (GPA) e Roberto Longo (Sonda Supermercados); além do superintendente Carlos Corrêa e o gerente Jurídico, Roberto Borges. Pelo lado da Secretário Municipal de Transportes de São Paulo, também participaram Adriana Schneider, Roberto Vitorino, Suzana Karagiannidis e Ronaldo Tonobohn.
Argumentação da Secretaria Municipal de Transportes
Em atendimento à exposição das dificuldades enfrentadas pelos supermercadistas, o Secretário Jilmar Tatto, primeiramente, fez uma breve apresentação do programa ciclo viário implementado da cidade de São Paulo, destacando que o mesmo segue em plena expansão e está alinhado à Lei Federal nº 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Tatto ponderou ainda que a medida, que tem por objetivo garantir o direito dos usuários de bicicleta, segue uma tendência mundial, com perspectiva de elevado crescimento na cidade de São Paulo. Na ocasião, mais um item foi levado em consideração: A criação das ciclofaixas tem como pano de fundo a diminuição da utilização de veículos motorizados, que, consequentemente, reduz o lançamento de poluentes no meio ambiente, além de contribuir para o combate à obesidade infantil, uma vez que crianças podem se utilizar das bicicletas para o trajeto até a escola, por exemplo.
Ainda sobre o assunto, o Secretário salientou a necessidade da instalação de bicicletários nos estabelecimentos comerciais, a fim de incentivar a utilização desse meio de transporte. Por fim, Jilmar Tatto se prontificou a realizar uma apresentação sobre o tema à diretoria da APAS, com o objetivo de sanar dúvidas e, se possível, realizar ajustes.
Plano Piloto de entregas noturnas de mercadorias
O tema também integrou a pauta da reunião. Problemas de segurança, transtornos aos moradores que estão no entorno das lojas e maior oneração da folha salarial dos colaboradores por conta do adicional noturno são algumas das preocupações do setor supermercadista.
Neste contexto, Jilmar Tatto esclareceu que o abastecimento de mercadorias (carga e descarga) está previsto no Código Nacional de Trânsito e que, simultaneamente, a Secretário Municipal de Transportes trabalha no intuito de buscar alternativas para sanar os problemas existentes, inclusive dos pequenos estabelecimentos, destacando que casos pontuais devem ser submetidos à análise da CET. A APAS está convidada a participar do fórum técnico que alinhará as diretrizes do projeto.