O presidente do Conselho Deliberativo e diretor de Sustentabilidade da APAS, João Sanzovo Neto, apresentou à Diretoria Estatutária da entidade, em reunião no dia 26 de novembro, uma minuta de projeto de lei que irá concluir o processo que extinguiu sacolas plásticas do comércio de Jundiaí. O documento foi elaborado pela APAS e será apresentado ao Legislativo desta cidade.
O diretor Sanzovo citou o exemplo de sucesso obtido com a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco”, em vigor desde setembro em Jundiaí. Com a iniciativa, 80 toneladas de sacolas deixaram de ser distribuídas por mês. Lá, não se trata de uma lei, mas sim de um acordo firmado entre a APAS, supermercadistas e Prefeitura, daí a necessidade de elaboração da minuta. A ideia é levar a mesma campanha para os municípios que já tiverem regulamentado lei sobre o assunto.
O vice-presidente e diretor de Convênios da APAS, Edivaldo Bronzeri, entregou a Sanzovo, durante a reunião, um kit com o passo a passo de toda a ação implantada em Jundiaí, incluindo o termo de compromisso assinado na Câmara Municipal. “Este exemplo que aboliu as sacolas plásticas dos supermercados também deverá ser usado pelas lojas de Minas Gerais”, afirmou.
