Tradicionais nesta época do ano, as festas juninas, ocasião em que se comemoram alguns santos católicos como Santo Antônio, São João e São Pedro, causam um impacto positivo no setor supermercadista. Para este ano, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) projeta um crescimento mínimo de 5% na comercialização dos produtos típicos, podendo chegar até 15% quando nos referimos a amendoim, pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão.
O bom desempenho é resultante da sazonalidade dos produtos e o consequente aumento do fluxo de consumidores nas lojas. Neste sentido, a comercialização de outros produtos também recebe um incremento, com destaque para as carnes, queijos e bebidas. No caso desta última categoria, o clima frio torna ainda mais atrativa a comercialização de diversos tipos de vinhos.
No que tange à indústria de alimentos diretamente relacionada às festas juninas, os meses de junho e julho concentram uma parcela significativa na comercialização anual dos produtos, fato que proporciona uma maior exposição dos mesmos nos supermercados. Segundo o Departamento de Economia e Pesquisa da APAS, trata-se de uma boa oportunidade para o lançamento de produtos, ações promocionais e degustações que alavancam as vendas neste período do ano.
E o consumidor também recebe uma ótima notícia: o aumento da procura dos produtos típicos não será acompanhado da elevação dos preços. O fato se torna possível em virtude da concorrência no setor supermercadista, no qual o poder de barganho junto à indústria está diretamente relacionado aos ganhos de eficiência e produtividade, que, assim, possibilitam preços mais competitivos.
