A APAS Experience, evento promovido pela Associação Paulista de Supermercados, reuniu em Santos, supermercadistas, fornecedores, autoridades e representantes da indústria, marcando o encerramento da série de encontros realizados ao longo do semestre em todo o Estado de São Paulo. O evento, que contou com a presença de mais de 200 expositores e 8 mil visitantes, teve como objetivo aproximar ainda mais os players do setor supermercadista, destacando a força do segmento na geração de empregos e no desenvolvimento econômico. Em 2023, o setor supermercadista da Baixada Santista gerou R$ 14,3 bilhões e empregou mais de 29 mil pessoas, representando 4,6% do faturamento total do Estado.
O presidente da APAS, Erlon Ortega, ressaltou o crescimento do evento, que nesta edição contou com o dobro de expositores em comparação ao ano passado, refletindo a importância da feira para os supermercadistas de todos os portes. Durante o evento, autoridades locais, como a vice-prefeita de Santos, Renata Bravo, e o diretor executivo do Procon-SP, Luis Orsatti Filho, destacaram a importância das parcerias entre entidades para garantir boas práticas no setor e fortalecer a relação com os consumidores. Orsatti enfatizou a relevância econômica e social do setor, que desempenha papel fundamental no mercado de trabalho e na segurança do consumo.
Em paralelo, a APAS também reafirmou seu compromisso com a responsabilidade social, com a doação de excedentes de alimentos e itens de higiene coletados nos eventos. Em parceria com o Prato Cheio, Sesc Mesa Brasil e Amigos do Bem, a APAS já acumulou 275 toneladas de doações em 2024, superando a meta inicial de 100 toneladas. Na Baixada Santista, foram arrecadados 198 quilos. Para Paula Morgado Gomes Rodrigues, vice-diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da Regional Baixada Santista, a ação reforça o compromisso da APAS com a cidadania e a segurança alimentar no Estado de São Paulo.