O comércio paulista já se prepara para participar da tradicional Black Friday, que, a ser realizada no Brasil em 27 de novembro, disponibiliza promoções com descontos nos mais variados tipos de produtos. Na visão da APAS, a data será uma boa oportunidade para o setor supermercadista recuperar as vendas prejudicadas este ano pela instabilidade econômica.
Entretanto, algumas recomendações devem ser levadas em consideração, com destaque para o cumprimento à risca do Código de Defesa do Consumidor. É sabido que alguns comércios elevam os preços dos produtos de forma exagerada dias antes da data e, desta forma, o desconto acaba “sendo maquiado”.
Outra dica é trabalhar a comunicação visual da loja. Desta forma, o papel do cartazista torna-se essencial para que as promoções ganhem destaque aos olhos dos consumidores.
O presidente da APAS, Pedro Celso, acredita que o apoio à data é importante não só por aumentar as vendas, mas por ser uma oportunidade de aproximar o comércio dos clientes. “O estabelecimento que oferecer maior vantagem de compra será preferido pelo consumidor, que, mais do que nunca, estará atento e exigente aos preços e à qualidade no atendimento”, comenta.
Otimista, o presidente faz questão de frisar que o dia 27 é importante para que o comércio possa melhorar seu desempenho investindo em mais valor agregado ao proporcionar descontos e promoções ao cliente.
“O varejo supermercadista não vai medir esforços para atrair o consumidor, mas será preciso muita criatividade para desenvolver estratégias e oferecer vantagens. Tudo isso unido à precificação inteligente permitirá aos supermercados agradar e fidelizar seu maior patrimônio, as pessoas”, complementa.
O que é a Black Friday?
Trata-se do maior evento de descontos do comércio varejista dos Estados Unidos e ocorre todos os anos na sexta-feira após o feriado do Dia Nacional de Ação de Graças (Thanksgiving). O evento dá o pontapé inicial e oficial na temporada de compras de final de ano nos EUA e o sucesso é consequência dos descontos imperdíveis em um período muito próximo ao Natal.
No Brasil, a “Black Friday” chegou em 2010 com exclusividade no comércio eletrônico. Em 2011, o Extra inovou e foi a única rede a expandir a ação para as lojas físicas.