A Associação Paulista de Supermercados lançou nesta sexta-feira (14 de outubro), em sua sede, o Comitê de Relações de Mercado, grupo de trabalho multisetorial de integrantes da indústria e do varejo do Estado de São Paulo. O diretor de Mercado da APAS, Omar Ahmad Assaf, recebeu os executivos para a primeira reunião de trabalho.
Estiveram presentes presidentes e diretores da indústria e do varejo, das seguintes empresas: Grupo Pão de Açúcar (GPA), Grupo Carrefour, Walmart Brasil, Hipermercado Andorinha, Coop – Cooperativa de Consumo, Supermercado Bergamais, Ricoy Supermercados, Supermercados Russi, Centrais de Negócios APAS e Rede Super Vizinho, Urbano Agroindustrial, Ambev, Unilever, L´Oréal Brasil, Danone, Schincariol, Coca-Cola Femsa, Heineken, Heinz, Itaipava, Institutos Nielsen e Kantar WordPanel.
“Convidamos todos vocês para conhecer as prioridades e dar soluções para os problemas e gargalos que afetam tanto o varejo quanto a indústria. Assim, podemos construir uma agenda que irá nortear o nosso trabalho, unificando conceitos em proveito da cadeia produtiva”, disse o diretor de Mercado Omar Ahmad Assaf. Definidas as pautas, serão criados departamentos técnicos, em conjunto, que procurarão soluções viáveis com o objetivo de agregar valor aos produtos e serviços.
O diretor de Relações Corporativas e Responsabilidade Socioambiental do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompílio, afirmou que a criação do Comitê é bastante oportuna, uma vez que promoverá a discussão de assuntos em comum, que envolvem o varejo e a indústria. “Temos responsabilidade de, juntos, discutirmos essas ações. Podemos inclusive envolver o consumidor, como por exemplo a campanha que fizemos em conjunto com a Ambev contra a venda de bebidas alcoólicas a menores”, disse Pompílio.
O superintendente da APAS, Carlos Corrêa, representando o presidente João Galassi, falou sobre a questão da validade dos produtos. Ele informou os participantes sobre a campanha De Olho na Validade – da APAS em parceria com o Procon-SP e em vigor desde 1º de outubro – que dá ao consumidor um novo produto, caso o encontre com o prazo de validade vencido na gôndola. “É um assunto que leva em conta a logística, o controle dos produtos e a operação da loja. Isso é responsabilidade de toda a cadeia de abastecimento”, disse.
A logística foi o principal tema exposto neste dia e, por isso, será discutida no próximo encontro do Comitê, no mês de novembro. “Com a união de nossos setores podemos aproveitar o novo potencial da economia brasileira e o consequente mercado consumidor do País. Vamos, juntos, construir o progresso da nossa cadeia produtiva”, ressaltou Omar Ahmad Assaf.
Participantes do Comitê
Além dos executivos presentes, foram convidados para a reunião diretores das redes de supermercados Avenida, Confiança, Covabra, Enxuto, Lopes, Kawakami, Jaú Serve, Pastorinho, Savegnago, Sonda, Rede Parceiros e das empresas Procter & Gamble, Nestlé, Marfrig, JBS, Kratf Foods, Colgate-Palmolive, Hypermarcas, Manikraft, Klabin, Yoki, Camil, Bunge, Cargill, Johnson & Johnson, Ceagesp e Sincaesp.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


