Para orientar os supermercadistas no cumprimento da legislação sanitária vigente e a rentabilizarem seus resultados em diversas áreas, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) desenvolveu a Diretoria de Apoio ao Associado em Segurança Alimentar, na gestão do presidente João Galassi. Cabe a ela responder pelos programas de segurança alimentar desenvolvidos pela entidade e pelo relacionamento com as instituições e órgãos públicos envolvidos na cadeia do abastecimento no Estado de São Paulo.
Segundo o diretor Márcio Milan, um comitê relacionado ao tema está sendo criado para entender as legislações a fim de promover e incentivar as melhores práticas junto aos associados.
Dentre as ações a serem desenvolvidas está o Programa APAS de Segurança Alimentar; o desenvolvimento de um plano de aproximação e discussão técnica, por meio de um fórum permanente junto aos órgãos de fiscalização; a promoção anual de um congresso estadual de segurança alimentar e a divulgação de guias de orientação sobre produtos cárneos salgados e defumados, exposição de panificação, laticínios e queijos, entre outros.
