Nesta terça-feira, 08, a APAS participou do Lançamento Internacional do Protocolo Climático do Estado de São Paulo, realizado na Embaixada do Brasil em Paris, na França. Na ocasião, a Associação foi uma das entidades que, de forma voluntária, aderiu e assinou o Protocolo, que integra as ações climáticas do Governo de São Paulo para contribuir com a redução das emissões de gases do efeito estufa.
As empresas aderentes ao Protocolo apresentaram suas boas práticas ambientais e se comprometeram a informar as emissões anuais, bem como a metodologia utilizada para mensurá-las e as metas para diminuir a emissão de gases do efeito estufa e ações de implementação. O Protocolo ainda abrange ações de melhorias para a eficiência hídrica e energética e boas práticas socioambientais.
O diretor de Sustentabilidade da APAS, Maurício Cavicchiolli, apresentou o trabalho realizado pela área da APAS com foco em eficiência energética, redução do consumo de água e de resíduos, estimulando o setor na adoção de medidas práticas, em busca de produtividade, melhor eficiência e redução de custo sem comprometimento da qualidade de serviço e produto.
“A contribuição da APAS com a Secretaria do Meio Ambiente é de realizar ações que visam a redução dos vazamentos de gases refrigerantes e do consumo de energia no setor”, explicou o vice-presidente da APAS e deputado estadual, Orlando Morando, que também marcou presença no evento. “Apenas ações governamentais não resolvem o problema ambiental e climático. A iniciativa privada tem a obrigação de participar e fazer a sua parte”, complementa.
A APAS ainda foi representada pela vice-presidente, Paulo Pompilio, a diretora de Responsabilidade Social, Esther Gonçalves, e a coordenadora de Sustentabilidade, Rose Pavan. Compuseram a mesa ainda: Carlos Klink (Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente), Patrícia Iglesias (Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo), Paulo de Oliveira Campos (Embaixador do Brasil na França), Ricardo Tripoli (Deputado Federal), Nelson Bugalho (Vice-presidente da CETESB), Juan Quirós (Presidente da Investe SP) e Mário Mantovani (Diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica).
Além do Protocolo Climático, que contou com a adesão de mais de 30 empresas/entidades, aconteceram as seguintes assinaturas:
– Protocolo Voluntário do Setor Financeiro – Febraban e SMA do Estado de São Paulo;
– Memorando de Entendimento para Captação e Gestão de Recursos para o Programa Nascentes;
– FUNBIO, R20 e SMA do Estado de São Paulo;
– Renovação do Protocolo de Intenções com o Legado das Águas – Votorantim Industrial S.A., Reservas ;
– Votorantim, Fundação Florestal e SMA do Estado de São Paulo.