A Associação Paulista de Supermercados (APAS) negociou melhores condições para a venda de sacos de lixo. A partir de agora, os associados da entidade contam com uma parceria com a empresa Embalixo para oferecer aos consumidores sacos de lixo de qualidade a preços mais acessíveis.
“A parceria é uma demonstração do empenho do setor supermercadista paulista na construção de uma sociedade cada vez mais sustentável”, afirma o presidente da entidade João Galassi. O objetivo é ajudar a população na substituição das sacolas descartáveis por meios reutilizáveis nas compras, evitando assim que as sacolinhas sejam utilizadas no lixo domiciliar e poluam o meio ambiente.
Os sacos produzidos pela Embalixo são feitos de aparas de plástico ou de materiais reciclados. Além do ganho ambiental, a iniciativa valoriza o trabalho das cooperativas de catadores, favorecendo a cultura da reciclagem.
Todos os produtos atendem às normas NBR 9191 (ABNT). O tamanho, a espessura e a cor são apropriados para o correto descarte do lixo nas portas das casas. A prática evita o entupimento de bueiros quando ocorrem as enchentes. A empresa também passa constantemente por auditorias, inclusive a da Associação Brasileira de Marcas Próprias (ABMAPRO). “Para nós, o importante é oferecer um produto adequado, a preços acessíveis, que atenda às necessidades do consumidor e que contribua para tornar nossas comunidades mais limpas e sustentáveis”, diz o diretor da Embalixo, Rafael Costa.
Produtos mais acessíveis
De acordo com dados da Nielsen, empresa especializada em pesquisa de mercado, os preços dos sacos de lixo mais vendidos tiveram queda de até 19,7% neste ano no Estado de São Paulo. Essa redução deverá estimular ainda mais o consumidor a optar pelo produto no descarte do lixo.
As quedas de preços mais expressivas foram observadas nas embalagens com 40 sacos (19,7%), 5 sacos (13,1%) e 20 sacos (11,8%), de todos os tamanhos. Em valor, a maior representatividade concentra-se na embalagem contendo 30 sacos (preço recuado em 10,6% este ano), enquanto o maior volume de vendas é da embalagem com 10 sacos, com preços menores em 11,8%, quando comparado aos preços praticados em 2011.
Legenda da foto acima: O diretor da Embalixo, Rafael Costa, em reunião na sede da APAS com o presidente João Galassi, a gerente de Relacionamento Priscila Macca e o superintendente Carlos Corrêa