Sanar de vez o problema vivido por muitos empresários supermercadistas, que é ter produto com validade vencida nas gôndolas, é uma batalha que a Associação Paulista de Supermercados (APAS) pretende enfrentar por meio da sua nova Diretoria de Apoio ao Associado em Gestão Operacional e Comercial, criada na gestão do presidente João Galassi.
Segundo o diretor Jad Zogheib, a entidade solicitou estudo a uma auditoria a fim de buscar a melhor solução. A ideia é aliar-se ao sistema já utilizado pelas lojas, seguindo uma metodologia criteriosa de reposição dos produtos nas prateleiras. “A checagem da data de validade das mercadorias deve ser feita no seu recebimento. Quanto à armazenagem no depósito ou no CD, o critério a ser sempre adotado é ‘o primeiro que entra é o primeiro que sai’”, disse Zogheib. Ele ressaltou a importância de se comprar o equivalente ao giro, e nunca em excesso, evitando o vencimento na gôndola e o desperdício.
Na área de vendas do supermercado, o cuidado que se deve ter em relação a alimentos perecíveis, principalmente, é respeitar a data de validade, adequando-a ao processo natural de saída, isto é, da venda. Assim, cada vez que uma mercadoria é reposta, aloca-se por ordem de validade, deixando os vencimentos breves na frente a fim de serem adquiridos primeiro.
O diretor afirmou que essas e outras dicas estarão reunidas em uma cartilha de orientação, que será distribuída pela APAS aos seus associados. “Com a adoção das melhores práticas podemos também evitar rupturas – a falta de produto na gôndola”, completou.
