A modernização do Programa de Alimentação ao Trabalhador (PAT) entrou definitivamente na agenda do varejo supermercadista e nós participamos ativamente desse debate.
Esta semana, nosso Diretor de Serviços aos Supermercados, Ariel Grunewald, representou a APAS na live “Está Valendo”, promovida pela ABRAS, que reuniu lideranças do setor para esclarecer os impactos do Decreto 12.712 e orientar supermercados de todo o país sobre as novas regras.
A atualização do PAT estabelece mudanças importantes na dinâmica entre emissores, credenciadoras e estabelecimentos. Entre os principais pontos estão o teto de 3,6% para o Custo Efetivo Total das transações, o prazo máximo de 15 dias para reembolso no chamado trilho do voucher, a abertura dos arranjos fechados e a interoperabilidade, garantindo que VA e VR sejam aceitos independentemente da bandeira. A proposta é ampliar a concorrência, reduzir custos e fortalecer o caráter social do programa, beneficiando trabalhadores e pequenos comerciantes.

Durante a live, reforçamos a importância de o supermercadista agir desde já negociando as novas condições com emissores e credenciadoras, verificando a atualização do sistema de TEF, adequando o PDV para operar com o trilho do voucher e treinando as equipes de frente de caixa.
Mais do que uma mudança regulatória, estamos diante de uma transformação que pode ampliar a rede de aceitação, reduzir custos operacionais e trazer mais previsibilidade e segurança às operações. Por isso, seguimos acompanhando cada desdobramento e orientando nossos associados para que estejam preparados para esse novo cenário do PAT.
