A Associação Paulista de Supermercados (APAS) participou da reunião do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando seu compromisso com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social da entidade. O encontro foi na Fundação Eco+ BASF, em São Bernardo do Campo, São Paulo.
A pauta da reunião serviu para discutir a elaboração da Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas (PNDHE), em contribuição à atuação do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) para o tema, coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), em colaboração com a Advocacia-Geral da União, a Controladoria-Geral da União e outros treze Ministérios de Estado.
Os participantes tiveram a oportunidade de debaterem, em plenária, os elementos fundamentais que devem compor a PNDHE no contexto brasileiro, assim como as responsabilidades das governanças corporativas e do Estado em relação a esta temática.
Além dos representantes das empresas participantes da Plataforma, a reunião contou com a presença de especialistas do Sistema ONU, da sociedade civil e da Academia.
No painel de Direitos Humanos, alguns dos destaques foram:
“A agenda de Direitos Humanos e Empresas através de um olhar jurídico”;
“Direito Humanos e a Cadeia Global de Valor”;
“Combate ao trabalho e exploração sexual infantil, e a defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes face as atividades e operações empresariais”;
“Proteção e promoção dos direitos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas face as atividades e operações empresariais”.
SOBRE O PACTO GLOBAL DA ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral das Nações Unidas lançada em 2000, o Pacto Global das ONU orienta e apoia a comunidade empresarial de todo o mundo no avanço de metas, valores e práticas corporativas responsáveis. Com mais de 21 mil participantes distribuídos em 65 redes locais, o Pacto Global reúne mais 18 mil empresas e 3.800 organizações não-empresariais baseadas em 101 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com abrangência e engajamento em 162 países.
O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003 e hoje é a segunda maior Rede Local do planeta, com mais de 2 mil participantes. Cerca de 50 projetos são conduzidos atualmente no país com foco em temas como Água e Saneamento, Alimentação e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção e Engajamento e Comunicação.
A atuação da Rede Brasil está estruturada em Plataformas de Ação, que reúnem um portfólio de projetos e programas de aceleração para as organizações em sua matriz de materialidade e em sua jornada de sustentabilidade corporativa dentro de seis temas chave. Desde 2021, as empresas participantes contam, também, com nove grandes Movimentos da Ambição 2030, que compõem um chamado a reconhecerem a urgência e a necessidade de ações concretas e baseadas em metas e compromissos públicos para acelerar o atingimento da Agenda 2030 da ONU no país.