Nesta sexta-feira (16 de julho), dia em que se comemora o Dia do Comerciante, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) presta homenagem aos empresários que se dedicam à atividade do comércio em geral, como reconhecimento à importância do papel econômico e social que a atividade desempenha.
O presidente do Conselho Deliberativo da APAS, Omar Ahmad Assaf, ressalta a importância do investimento no comércio varejista como forma de contribuir para o crescimento de um segmento vital da economia, gerador de grande quantidade de empregos. “Ao setor de supermercados, em particular, devemos acrescentar a destacada relevância para o abastecimento da população”, afirma.
No setor supermercadista – hoje o de maior peso no varejo – as vendas continuam a crescer, impulsionadas pelo aumento de renda das classes C e D. Em 2009, o faturamento dos supermercados brasileiros foi de R$ 177 bilhões, o que equivale a 5,6% do PIB nacional. No Estado de São Paulo, o setor cresceu 10,8% no ano, representando 19,5% das lojas e 31% do faturamento do País. Atualmente, existem 78 mil supermercados no Brasil, que respondem por 80% do abastecimento das famílias.
