O período de junho e julho, quando ocorrem as festas de São João, deve alavancar as vendas dos supermercados em 10% em relação ao mesmo período do ano passado. É o que prevê a Associação Paulista de Supermercados (APAS). Com relação às vendas dos itens de festa junina, como amendoim, pipoca, canjica, milho, quentão, vinho quente e pinhão, o crescimento estimado é de 20% a 30%.
O setor de supermercados é afetado positivamente pelas festas juninas, típicas nesta época do ano. O efeito sazonal causado pelas festas juninas e o maior fluxo e tráfego de consumidores nas lojas contribuem para o bom desempenho do setor, impulsionando a comercialização de outros produtos, como carnes, queijos e bebidas em geral.
A decoração atrativa e o modo de exposição dos produtos, somados ao clima festivo da data, proporcionam um ambiente favorável para a realização das compras. Este período proporciona aos supermercados uma boa oportunidade para lançamento de produtos, ações promocionais e degustações, que alavancam as vendas.
