A Associação Paulista de Supermercados (APAS) apresentou na semana passada, durante coletiva de imprensa em Bauru, no interior paulista, a campanha “Vamos tirar o Planeta do Sufoco” – a mesma implantada em Jundiaí e Monte Mor. O intuito do projeto é abolir, ou pelo menos diminuir em uma primeira etapa, o consumo de sacolas plásticas em supermercados.
O presidente da APAS, João Galassi, apresentou em coletiva de imprensa os benefícios da campanha e falou sobre o trabalho de conscientização realizado junto à população desses municípios, antes que a legislação proibindo o uso das sacolinhas plásticas entrasse em vigor.
Em Jundiaí, por exemplo, 480 toneladas de sacolas plásticas deixaram de circular em seis meses. Neste período, elas foram substituídas por alternativas sustentáveis, como as embalagens retornáveis, com o apoio dos consumidores.
O diretor da APAS Regional Bauru, Erlon Ortega, destacou que serão feitas reuniões com a Prefeitura e os supermercadistas para obter adesão do setor. “Vamos também, posteriormente, orientar como as lojas podem ser mais sustentáveis. Algumas já fazem uso da luz natural e da água das chuvas”, disse.
