Quase três vezes mais é o custo da etiqueta eletrônica no Brasil em comparação à Europa. Foi o que constatou João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em visita à Euroshop 2011, em Düsseldorf (Alemanha). Galassi conversou com fabricantes dessa tecnologia e constatou que o custo total de implantação em uma loja com área de vendas de três mil metros quadrados e mix de 15 mil itens gira em torno de R$ 120 mil, contra cerca de R$ 300 mil no Brasil.
O preço elevado da etiqueta eletrônica é considerado hoje o maior obstáculo à popularização dessa tecnologia nos supermercados brasileiros. Mesmo com os custos de importação, Galassi entende que não se justifica o alto preço praticado no Brasil. Nesse sentido, convidará os integrantes do Comitê de Tecnologia da Abras, os diretores da APAS Omar Ahmad Assaf e Orides Russi (Diretoria de Mercado) e José Flavio Fernandes (Diretoria de TI) para discutirem uma saída para essa situação junto ao governo e aos fornecedores da tecnologia.
Tecnologia
A etiqueta eletrônica possibilita a exibição dos preços, em tempo real, com a garantia de que o preço indicado na gôndola, na tela da etiqueta eletrônica, será o mesmo cobrado no checkout. Outras vantagens incluem economia de tempo nas tarefas de atualização de preços, economia de papel e melhoria das margens.
