Amanhã, às 17 horas, a APAS realiza um encontro em sua sede para esclarecer as dúvidas dos supermercadistas em relação ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que estabelece os critérios de desenvolvimento da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) está comunicando todos os associados sobre as novas diretrizes estabelecidas no último dia 3 de fevereiro por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela APAS, Procon-SP e Ministério Público do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira (9), às 17 horas, a entidade realizará um encontro, em sua sede, para esclarecer as dúvidas dos supermercadistas em relação ao acordo, que estabelece os critérios de desenvolvimento da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Na ocasião haverá transmissão simultânea para as 10 Regionais da APAS espalhadas pelo interior paulista.
Estarão presentes neste evento o presidente da APAS João Galassi, que vai detalhar o termo de compromisso; a Diretoria da associação; o promotor de Justiça do Meio Ambiente José Eduardo Ismael Lutti; o diretor executivo do Procon-SP Paulo Arthur Góes; o secretário Estadual do Meio Ambiente Bruno Covas; o secretário Estadual Adjunto do Meio Ambiente Rubenz Rizek; e os secretários Eloisa de Sousa Arruda (Justiça e da Defesa da Cidadania) e Fabiano Marques de Paula (Adjunto de Justiça e da Defesa da Cidadania).
O acordo determina, entre outras coisas, que os consumidores terão 60 dias para se habituar à nova realidade e deixar as sacolas descartáveis de lado. Para o presidente da APAS João Galassi, a reunião é oportuna para divulgar e orientar os supermercadistas associados no que diz respeito às embalagens que podem ser fornecidas aos consumidores que realizarem compras em suas lojas, neste período de adaptação.
“É importante esclarecer que somente o consumidor que não trouxer sua sacola reutilizável de casa poderá, em último caso, levar a descartável para transportar as mercadorias até o dia 3 de abril. Após esta data, não haverá mais descartáveis”, afirma o presidente Galassi. Ele ressalta que a sacola biodegradável era um produto de transição até o consumidor se acostumar com a ideia de levar sua sacola reutilizável. “Por sugestão do Ministério Público e do Procon-SP, decidimos eliminar de vez essa sacola. Vários supermercados não a compraram e partiram direto para o uso da reutilizável”, completa.
Associados podem fazer a inscrição para o encontro do dia 9 na Central de Relacionamento APAS – no telefone (11) 3647-5000, com Carolina Marques.
Serviço:
Reunião sobre a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e o TAC assinado pela APAS, Procon-SP e Ministério Público do Estado de São Paulo
Data: 09.02.2012 (5ª feira)
Horário: a partir das 17 horas
Local: Sede da APAS
Endereço: Rua Pio XI, 1200 – Alto da Lapa – São Paulo
