A Associação Paulista de Supermercados (APAS), representada pelo seu presidente, João Galassi, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, João Sanzovo Neto, recebeu nesta quarta-feira (1º de dezembro) a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados. A homenagem foi uma indicação do deputado Sandro Mabel, que entregou o diploma e a medalha aos representantes da entidade no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília.
A APAS foi agraciada por sua contribuição à economia do País, tendo em vista que o faturamento real dos supermercados corresponde a cerca de 6,5% do PIB (R$ 177 bilhões em 2009), e também pela defesa dos interesses do consumidor brasileiro.
Além de Galassi e Sanzovo, compareceram à solenidade de condecoração Armando Peralta (presidente do Conselho Consultivo), Omar Ahmad Assaf (Vice-Presidente do Conselho Deliberativo), Omar Abdul Assaf (vice-Presidente e Delegado Junto à Abras) e o deputado estadual Orlando Morando Júnior (vice-presidente e diretor de Comunicação da APAS).
Para Galassi, o mais importante é o reconhecimento do Congresso e de toda a sociedade em relação ao trabalho da APAS e à luta dos supermercados em manter os preços estáveis. “Ficamos felizes em saber que, nos 40 anos de trajetória da entidade, a sociedade reconhece nosso trabalho. Devemos nossas conquistas ao consumidor, com quem aprendemos a melhorar cotidianamente”, afirma. Em sua opinião, as conquistas mais significativas estão relacionadas à vivência e ao tempo, por isso a APAS se qualifica para merecer esse reconhecimento.
Antes da cerimônia, a diretoria da APAS foi recebida pelo vice-presidente eleito e presidente da Câmara dos Deputados Michel Temer. Na avaliação do deputado Orlando Morando, o encontro foi bastante positivo, versando sobre assuntos do setor, como o crescimento das vendas no varejo em 2010, e contribuindo para a aproximação com o governo.
Homenagem
A Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados é concedida anualmente a personalidades, entidades, autoridades e iniciativas que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao País. Os 32 agraciados a cada ano são indicados por deputados federais.
Representatividade
O setor é decisivo na questão dos preços: em 16 anos, desde a implantação do Plano Real, os preços nos supermercados a cada mês sobem menos que outros da economia. A variação do IPA-FGV desde 1994 foi de 362%, do IPC-Fipe 200% e do IPS-APAS, 106%. Este índice comprova o empenho do setor em negociar com os fornecedores a fim de oferecer os melhores preços aos consumidores.

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


