A APAS Regional Campinas, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu (ACIMG), realizou no último dia 21 de junho o curso operacional de Carnes. Entre outros temas, a capacitação orientou sobre técnicas de manipulação e higienização dos alimentos. O curso descentralizado ocorreu na sede da ACIMG, em Mogi, para facilitar o deslocamento dos colaboradores.
“Queremos aperfeiçoar os conhecimentos técnicos e operacionais dos colaboradores dessa área. Falamos desde detalhes de compra da carne até obediência às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Também capacitamos no atendimento ao cliente e conscientizamos sobre sustentabilidade nos supermercados”, informa Jocelir de Andrade Júnior, consultor da capacitação.
O curso tem como objetivo fornecer informações teóricas e práticas para que se compreenda a importância de uma operação eficaz da seção de açougue. “Falamos da importância dessa área nos supermercados, que somam, hoje, de 15% a 20% das vendas das lojas”, completa Jocelir. Participaram, em Mogi Guaçu, encarregados e operadores da seção de carne.
Os cursos descentralizados – uma parceria da APAS com associações e entidades municipais – é uma forma de facilitar a realização dos treinamentos, pois diminuem a necessidade de deslocamento dos colaboradores. Em Mogi Guaçu, por exemplo, antes da existência dos cursos descentralizados, os colaboradores de lojas tinham que viajar até Campinas, a 71 quilômetros de distância.
A proposta da descentralização foi adotada com sucesso em setembro do ano passado por meio de parceria da APAS Regional Campinas com o Sincomerciários de Jundiaí e Região (Sindicato dos Empregados no Comércio), que cedeu o espaço para a aula.
