A partir de agosto, as sacolas plásticas serão eliminadas dos supermercados de Jundiaí (interior de São Paulo). A iniciativa faz parte do projeto “Tire o planeta desse sufoco” desenvolvido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio).
Em reunião na Câmara dos Dirigentes Lojistas realizada na semana passada, representantes de redes supermercadistas da cidade definiram as peças publicitárias que serão utilizadas, além de debaterem sobre os modelos de sacolas retornáveis que poderão entrar como opção de venda para os consumidores.
O prazo para que as sacolinhas sejam abolidas do comércio varejista em Jundiaí é 30 de agosto. Após isso, os estabelecimentos oferecerão um modelo feito com amido de milho que é compostável ou biodegradável. “A campanha de conscientização teve início em junho. Vamos colocar outdoor, busdoor (publicidade na traseira de ônibus) e publicidades em jornais, rádios e emissoras de TV para que a população saiba sobre o prazo. Estamos pensando no futuro do meio ambiente”, explica Edivaldo Bronzeri, vice-presidente de Centrais de Negócios da APAS e presidente da Rede Parceiros de Supermercados.
Campanha
O custo da campanha está orçado em R$ 140 mil, entre todas as mídias. As sacolas que serão oferecidas pelos supermercados não terão a logomarca da rede. Todas serão padronizadas com o logotipo da campanha e serão comercializadas por R$ 0,19 a unidade.
Assista à entrevista com Edivaldo Bronzeri sobre este assunto.
Saiba mais:
Jundiaí: extinção das sacolas plásticas será em agosto
