A APAS – Associação Paulista de Supermercados prevê para o setor um crescimento real de 4,5% em 2009, ante 2,5% projetado no início do ano. Segundo João Sanzovo Neto, presidente da APAS, a projeção foi reavaliada para cima estimulada pelo aquecimento das vendas do varejo brasileiro após a crise.
No primeiro semestre, conforme o índice APAS-Fipe, as vendas cresceram 5,85% no critério mesmas lojas, deflacionadas pelo Índice de Preços no Supermercado (IPS), que acumula alta de 1,82% até junho. Entre as categorias de produtos que mereceram destaque nas vendas no período, estão bebidas não alcoólicas (água mineral e chá líquido), itens de higiene e beleza (bronzeador, sabonete e antisséptico bucal), alimentos congelados (batata) e massas e pães industrializados.
Para Sanzovo, o cenário atual deve contribuir para aquecer ainda mais o varejo. “Eventos como a gripe suína e a Lei Antifumo contribuem para que as pessoas evitem as ruas e se reúnam mais em casa”, avalia.
