A Associação Paulista de Supermercados (APAS) mobilizou centenas de supermercados associados em todo o Estado de São Paulo e juntos eles doaram mais de R$ 41 milhões incluindo alimentos, produtos de higiene, máscaras e álcool em gel para entidades filantrópicas, fundos de assistência social, comunidades carentes e hospitais, como a Santa Casa de Votuporanga, no interior do estado de São Paulo. Ao todo, o setor varejista alimentar doou R$ 22,5 milhões, 3658 toneladas de alimentos, 2180 cestas básicas, 12,7 mil máscaras.
A APAS também realizou suas próprias ações de responsabilidade social. A entidade doou mais de 57 toneladas de alimentos e produtos de higiene para as comunidades ribeirinhas dos municípios de Chaves e Afuá, no arquipélago do Marajó (PA) contou com o apoio da Marinha e do Exército brasileiro. A região abriga alguns dos municípios com o pior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil e tem sofrido muito com a pandemia.
A APAS ainda doou mais de 59 toneladas para o Programa Banco de Alimentos da Prefeitura de São Paulo, iniciativa que atende centenas de entidades assistenciais responsáveis pela distribuição gratuita de refeições na metrópole de São Paulo.
“Para a Associação Paulista de Supermercados, tão importante quanto garantirmos o seguro e abastecimento da população, é cumprirmos o nosso papel social ajudando as pessoas que mais precisam. E essa compaixão, esse espírito colaborativo que faz parte da história dos supermercados, precisa sobreviver como um verdadeiro legado do nosso setor no mundo pós-pandemia”, explica o presidente da APAS, Ronaldo dos Santos.