A implantação de uma nova ferramenta pela Receita Federal promete mudar a relação entre os contribuintes e o Fisco. Por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), as administrações tributárias da União, dos Estados, dos municípios e do Distrito Federal poderão compartilhar dados contábeis e fiscais dos contribuintes de toda a Federação em um ambiente digital nacional.
Quando totalmente implantada, a Estratégia Nacional de Atuação da Fiscalização da Receita Federal, da qual o Sped faz parte, possibilitará o cruzamento de dados de cartórios, Detrans, bancos e empresas, que terão verificados, entre outros documentos, a Escrituração Contábil Digital (livro diário e razão, balancetes diários e balanços, diário com escrituração resumida, diário auxiliar, razão auxiliar); a Escrituração Fiscal Digital (livro registro de entradas, livro registro de saídas, livro registro de apuração do ICMS, livro registro de apuração do IPI, livro registro de inventário); a Nota Fiscal Eletrônica e o Livro de Apuração do Lucro Real.
Com a ação integrada, a administração pública será capaz de uniformizar as informações prestadas pelo contribuinte, eliminando redundâncias e, é claro, identificando mais facilmente sonegações fiscais e aumentando a arrecadação de tributos.
Em 2008, ano da primeira etapa do plano, foram fiscalizados 37 mil contribuintes, pessoas físicas e jurídicas. No fim de 2009, ao cruzar informações referentes às transações com cartão de crédito e débito em um pequeno grupo de empresas varejistas, o Fisco já foi capaz de encontrar distorções e autuou as empresas.
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