A Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo (Aphortesp) traz para a 27ª edição da Feira APAS, nos dias 9 a 12 de maio, no Expo Center Norte, a tecnologia mundial de brotos e grãos germinados. De acordo com o engenheiro agrônomo do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Renato Abdo, o Sítio Hiromi, localizado em Biritiba Mirim (região de Mogi das Cruzes), fará a primeira produção de brotos no Estado de São Paulo, e deverá ganhar as prateleiras dos supermercados paulistas no próximo mês de maio.
No Brasil, a tecnologia existente na Suíça há oito anos foi implantada no início de 2011 nos Estados da Bahia e do Paraná, por meio de uma parceria entre a Aphortesp, a Bramexa e a BSC Tecnologia, fabricantes dos equipamentos. Em outubro passado, um grupo de produtores rurais realizou uma viagem à Europa, juntamente com Abdo e o gerente executivo da Aphortesp, Carlos Schmidt, onde conheceram a tecnologia de germinação de brotos na Suíça.
Dentre as vantagens do produto orgânico e da agricultura indoor – cultivos feitos por meio de estufas – estão o alto valor proteico, a ausência de contaminantes no solo e a maior rapidez em sua produção, por meio de máquinas automatizadas importadas da Europa.
Segundo Pascal Langenegger, da BSC Tecnologia – um dos expositores do Projeto Aphortesp – os visitantes da Feira APAS 2011 poderão conhecer as máquinas e câmaras de germinação de brotos e sementes – grãos de cereais, leguminosos, oleaginosos, legumes e ervas, tais como feijão, alfafa, rúcula e mostarda.
O Projeto Aphortesp, com seis expositores, integrará a área de FLV no Pavilhão Branco do Expo Center Norte. O objetivo é aproximar o produtor rural do seu cliente – o varejista -, aumentando a exposição desse grupo aos supermercadistas que comercializam seus produtos.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


