A Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifruti do Estado de São Paulo (Aphortesp) participa da APAS 2010 com um estande no espaço de FLV, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte. O espaço total da área é de 1,2 mil metros quadrados, reunindo 25 produtores de hortaliças, frutas e cogumelos. Dentro dela, há o projeto Agronegócios, com 114 metros quadrados e nove empresas.
A reportagem do Portal APAS conversou com o gerente executivo da Aphortesp, Carlos Schmidt, que afirmou que o espaço é resultado de uma parceria entre a Aphortesp, o Sindicato Rural de Mogi das Cruzes e a APAS. O objetivo é aproximar o produtor rural do seu cliente – o varejista -, aumentando a exposição desse grupo aos supermercadistas que comercializam seus produtos. A área, aliás, foi ampliada em relação à edição passada (2009), o que mostra a aceitação dos visitantes da feira.
Para Renato Abdo, engenheiro agrônomo do Sindicato Rural e Mogi, a profissionalização do setor de agronegócios por meio da aproximação dos produtores com seus clientes é muito gratificante. “Sabemos que a troca de informações entre os elos comerciais geram demandas e aparam arestas, dinamizando ainda mais esse mercado”, disse.
Novidades
A Aphortesp fez na Feira APAS 2010 o pré-lançamento da embalagem “one way”, de papelão e não retornável. A principal vantagem do produto, além do fácil manuseio, diz respeito à segurança alimentar, uma vez que as caixas de plástico que hoje acondicionam hortaliças para serem transportadas aos supermercados devem ser higienizadas. A embalagem foi resultado de uma parceria com o Sindicato Rural, a Aphortesp e o Grupo Orsa.
