Após o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Joao Galassi, ter denunciado as abusivas taxas da empresa Mastercard em seu discurso na solenidade de abertura da APAS SHOW 2022, o Procon-SP notificou a empresa de soluções de pagamentos para explicar sobre a cobrança da “taxa de intercâmbio”, aplicada aos supermercados cada vez que um consumidor utilizar cartões de crédito e débito.
De acordo com a notificação do órgão de defesa ao consumidor, a empresa tem até o dia 1º de junho para responder a uma série de questionamentos sobre como é calculada a taxa cobrada do lojista. É pedido também que a administradora de cartões apresente elementos que comprovem a razão para a aplicação de reajuste nas taxas. O Procon-SP também quer saber da Mastercard quais os termos e condições gerais de contratação de seus serviços e de que forma essas informações são disponibilizadas ao consumidor.
ABRAS já havia feito uma denúncia formal do reajuste a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que encaminhou ofícios à Mastercard Brasil e ao Banco Central informando o início das investigações. A notificação do Procon-SP foi destaque no site Valor Investe, clique aqui para ler a matéria completa e saber mais detalhes sobre o assunto.