A união entre uma boa ideia e o engajamento de instituições de respeito resulta em ações de sucesso e ajuda ao próximo. É o caso do Coletivo, que, idealizado pela Coca-Cola, trata-se de uma plataforma de valor compartilhado que promove oportunidades econômicas nas comunidades de baixa renda, oferecendo treinamento técnico, empoderamento comunitário e acesso ao mercado de trabalho, especialmente para jovens entre 15 e 25 anos. Este cenário foi o pontapé inicial para o interesse da Associação Paulista de Supermercados (APAS) acerca do projeto e, desta maneira, uma parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil foi firmada para a possível inserção destes jovens nos supermercados do estado de São Paulo.
O acordo prevê uma cooperação mútua, na qual a Coca-Cola, por meio do Coletivo, realiza a capacitação dos jovens, que, por sua vez, poderão encontrar oportunidades de trabalho em supermercados associados da APAS. O papel da Associação será despertar a atenção dos supermercadistas no que diz respeito à importância do projeto e, claro, o preenchimento das vagas disponíveis com jovens capacitados e cheios de vontade em adentrar no mercado de trabalho. Por sinal, um dos maiores gargalos do setor está relacionado à falta de mão de obra especializada. O foco da parceria concentra-se na modalidade Coletivo Varejo.
“O Coletivo vai ao encontro dos objetivos da Diretoria de Responsabilidade Social da APAS, na medida em que auxilia e oferece formação profissional a pessoas de baixa renda e, neste caso, ainda pode proporcionar a primeira oportunidade de emprego formal a estes jovens na área do varejo”, afirma a diretora de Responsabilidade Social da APAS, Virgínia Galassi.
As aulas, ministradas em ONGs das comunidades por um educador local, possuem atividades teóricas, lúdicas e práticas, cujo conteúdo engloba merchandising, organização de pontos de venda, promoções, expansão do negócio, relacionamento com o cliente, simulação de dinâmicas e entrevistas. São dois meses de aulas, realizadas duas vezes por semana. Ao final do curso, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos por meio da elaboração de planos de negócios para comércios locais.
O Coletivo Varejo está disponível em 126 comunidades de 14 estados. O Instituto Coca-Cola Brasil conta com um banco de mais de 45 mil jovens formados em todo o país. Já a plataforma conta, hoje, com mais de 500 unidades em 150 comunidades no Brasil e já impactou mais de 70 mil pessoas, principalmente jovens e mulheres de baixa renda.
Renda para a família
Segundo pesquisa realizada pela Coca-Cola, cerca de 30% dos jovens que participam do programa são incluídos a curto prazo no mercado de trabalho e aumentam em até 50% a renda familiar. Ou seja, o Coletivo ajuda a construir uma realidade em que todo mundo sai ganhando: os jovens capacitados recebem mais oportunidades e as empresas, por sua vez, contam com mão de obra mais qualificada. Mais do que capacitação, o Coletivo Varejo busca transformação social e aumento de autoestima.
Para mais informações, acesse o site www.coletivococacola.com.br.