O interior paulista acaba de ganhar uma nova central de negócios com a reunião de 11 varejistas na Associação de Mercados de Araçatuba (Rede AMA), que nasce com um centro de distribuição e 13 lojas na região. A união das empresas em centro de compras segue um fenômeno em expansão no estado e visa à redução de custos com a negociação de produtos, feita diretamente com os fabricantes e não mais com distribuidores.
“Os pequenos varejistas que formaram associações conseguem até 10% de desconto nas compras realizadas tanto de produtos perecíveis quanto de não-perecíveis. Desta forma, eles podem enfrentar a concorrência com os grandes hipermercados”, afirma a diretora de Apoio ao Associado no Desenvolvimento das Centrais de Negócios da APAS, Lúcia Morita.
Atualmente compõem a Rede AMA os supermercados Max Economia, Varejão do Ponto, Varejão e Casa de Carnes São José, Mercado Gazolla, Mercado Turrini, Varejão, Açougue Teixeira, Supermercado Mais Você, Varejão Ponto Certo, Varejão do Japa e Varejão do Japa 2.
Em 2010, a região representou 1,7% do faturamento de todo o setor supermercadista do Estado de São Paulo, cerca de R$ 1 bilhão. Só a cidade de Araçatuba faturou no ano passado R$ 252,2 milhões, o equivalente a 0,43% de todo o Estado.
Fonte: DCI – Diário Comércio Indústria & Serviços
