O projeto Descarte de Medicamentos – iniciativa do Grupo Pão de Açúcar e da Eurofarma Laboratórios – inicia a arrecadação de resíduos em Araraquara, interior de São Paulo. A partir deste mês, a Drogaria Extra, localizada no hipermercado da rede no centro da cidade, passa a oferecer um posto de arrecadação de medicamentos vencidos, fora de uso, à população da região. O objetivo é conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado de embalagens primárias de medicamentos e daqueles que estejam fora de uso ou vencidos, como agulhas, ampolas, frascos, comprimidos, entre outros.
O programa teve início em novembro de 2010 e hoje conta com 25 postos de coleta. Segundo o grupo varejista, já foi feita a destinação final de cerca de 1,8 toneladas de resíduos, considerados agressivos ao meio ambiente por terem contato direto com substâncias químicas (fármacos). Além da capital paulista e de Araraquara, o Extra Hipermercado de Piracicaba, também no interior de São Paulo, irá contar até o final deste mês com uma urna para descarte desses produtos.
Para o vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar Hugo Bethlem, o programa faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de produtos, incluindo fármacos. Segundo ele, o número da coleta reflete a adesão dos consumidores. “Milhões de pessoas passam todos os meses pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas”, afirma o executivo.
