O comércio do País aponta sinais de alta para este ano, resultado da economia aquecida que gera emprego e renda para a população. Segundo dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), de janeiro a abril de 2010 a arrecadação de ICMS, tanto no comércio varejista, quanto no atacadista, cresceu mais de 20% em cada área, na comparação com o mesmo período do ano passado.
No varejo foi recolhido R$ 9,5 bilhões em 2010, contra R$ 7,8 bilhões no ano passado, registrando uma alta de 21,68%. Os números comprovam o aquecimento do comércio brasileiro e do consumo neste ano, já que a arrecadação do imposto estadual pelo setor já supera neste início de 2010 os níveis pré-crise. Mesmo durante a crise financeira, o varejo teve um aumento de 19,62% na arrecadação do ICMS de janeiro a abril de 2009, comparada ao ano anterior.
Para o pesquisador do Programa de Administração de Varejo (Provar) da FIA, Nuno Fouto, além do avanço da economia, a possibilidade do refinanciamento das dívidas com os governos federal e estadual influenciou também na maior arrecadação. “De fato, se o primeiro trimestre mostra um forte aumento no recolhimento de impostos, isto significa que o ano vai ser muito bom”, diz.
Fonte: Jornal DCI
