A bandeira Assai, cujo controle foi adquirido pelo Pão de Açúcar em novembro de 2007, é a aposta do grupo para este ano. O resultado positivo da rede com formato de ‘atacarejo’ (atacado e varejo) permitiu à empresa dar prioridade a essa bandeira, durante o plano de expansão.
Em teleconferência com analistas de investimentos, o presidente executivo do grupo, Claudio Galeazzi, anunciou que a participação do Assai poderá dobrar nos próximos meses. Com vendas brutas de R$ 1,45 bilhão em 2008, a rede respondeu por 7% do faturamento da companhia, de R$ 20,8 bilhões.
De acordo com a varejista, o sucesso do Assai é tão grande que mais três lojas da rede de supermercados Sendas serão convertidas para a bandeira do ‘atacarejo’, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, algumas lojas também migraram para esse formato, processo que deve ser levado adiante em 2009. O vice-presidente comercial da companhia, Roberto Tambasco, afirmou que nas lojas já convertidas, as vendas cresceram até cinco vezes.
O orçamento da empresa para 2009, excluindo aquisições, prevê investimentos de até R$ 1,2 bilhão. Por enquanto, os investimentos já programados totalizam R$ 500 milhões, dos quais R$ 160 milhões devem ser destinados à compra de terrenos.
Fonte: Jornal Valor Econômico