A cidade de Assis está oficialmente na Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Em reunião realizada na segunda-feira (30 de janeiro) no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACIA), a diretoria da APAS Regional Marília, supermercadistas e lojistas decidiram pela substituição das sacolas descartáveis no dia 15 de março. No encontro estiveram presentes também representantes da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Desde o dia 25 de janeiro, os supermercados de 130 municípios do Estado de São Paulo, dentre eles, Bauru, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília e Campinas, deixaram de fornecer sacolas descartáveis aos consumidores por conta do acordo estabelecido pela APAS em parceria com o Governo do Estado. Desde então, novas cidades estão aderindo ao projeto e Assis é mais uma das importantes cidades do Estado a dizer sim à iniciativa. Sua implantação representará menos 1,3 milhão de sacolinhas descartadas por mês.
O diretor da APAS Regional Marília Placídio Messias Filho acaba de voltar, impressionado, da cidade de São Paulo: “A campanha é um sucesso e está motivando todos a fazer sua parte. A população compreendeu que é preciso cuidar do meio ambiente, não descartando lixo irresponsavelmente”, disse ele. O diretor e supermercadista integra a comissão organizadora da ação em Assis. A secretária de Meio Ambiente Nilza Ferreira da Silva, o vice-presidente e diretor de Produtos da APAS Carlos Alberto Binato, a representante da ACIA Ilda Fragozo e o vereador Kiko Binato Junior também compõem o grupo.
Na reunião foram apresentadas as peças de campanha e as estratégias que serão adotadas para divulgar e conscientizar a população sobre a importância de transportar suas compras em materiais reutilizáveis. “Esta campanha é de grande importância para os supermercadistas, estamos ajudando a cuidar do meio ambiente de forma simples e efetiva”, afirmou o diretor regional Placídio Messias.
Ele explica que os diretores de supermercados irão convidar os lojistas da região a assumir a postura de fornecer materiais sustentáveis que não agridam a natureza. “A campanha é dirigida aos supermercados, mas os demais comerciantes interessados poderão aderir e colaborar para o sucesso da iniciativa”, destaca o diretor Placídio Messias.
