A Associação Ricoy – resultado de uma joint venture entre as redes Riviera e Yokoy e hoje com 59 lojas na Grande São Paulo, litoral e interior paulista – anunciou nesta semana a assinatura de um compromisso de compra e venda do grupo Gimenes, que possui sede em Sertãozinho. Segundo a assessoria de imprensa do Gimenes, o negócio deverá passar pela aprovação dos credores até que a transação possa ser formalmente finalizada, o que levará de 30 a 60 dias.
Os planos incluem a mudança de bandeira das 23 lojas pertencentes ao Gimenes; retenção da maior parte dos funcionários – cerca de 1.700 – e abertura de novas vagas de emprego, decorrentes da possibilidade de reabertura de estabelecimentos fechados no início da recuperação judicial da rede, no final de 2008. Com a operação, o Ricoy passará de 59 a 82 lojas, pelo menos, saltando da 6ª para a 4ª colocação entre os maiores varejistas do Estado de São Paulo. A aquisição integra a estratégia do Ricoy de crescimento no interior do Estado.
Para eliminar os estoques e preparar as unidades para a nova operação, o grupo Gimenes iniciou, no dia 19 de fevereiro, liquidação dos produtos. De acordo com a empresa, as lojas serão fechadas temporariamente para que reabram como Ricoy, assim que as negociações com os credores forem concluídas.