A APAS, em parceria com o Instituto Ibrasa, lançou, em 2009, o Programa de Aprendizagem Vaga Certa, voltado a inserção de jovens nos supermercados do Estado. Atualmente, cerca de 100 supermercados são parceiros – desde com apenas uma loja até redes com mais de 50 lojas. Em 2015, por exemplo, o Programa contou com a participação de 2.095 jovens e, atualmente, o Instituto Ibrasa gerencia cerca de mil vagas de aprendizagem em supermercados.
Nos Supermercados Yamauchi, por exemplo, 60 jovens aprendizes atuam nas seis lojas da rede, localizadas na zona leste da capital paulista. “O Programa nos ajuda a inserir os jovens na função de uma forma rápida, eficiente e com qualificação profissional, com foco naqueles que realmente estão interessados em iniciar a sua carreira profissional na área comercial”, afirmou Roberta Almeida Bianchi, que atua na área de Recursos Humanos da empresa.
A supermercadista explica que os jovens que se dedicam no Programa acabam ficando na empresa. “Até o momento efetivamos 20 jovens, que exercem funções operacionais e também em nosso setor administrativo”.
Os benefícios também são vários para os supermercadistas, tais como a melhor relação custo-benefício disponível, inclusive se comparado à eficiência dos colaboradores efetivos, uma vez que apenas os aprendizes produtivos e em desenvolvimento são mantidos nas lojas.
“Para os supermercados que demonstrarem interesse, estamos sempre à disposição para agendarmos uma visita, a fim de detalhar o programa e explicar como conseguimos esses resultados”, explica Eduardo Carvalho, do Instituto Ibrasa.
Para os associados que tenham interesse em participar do Programa Vaga Certa APAS, basta entrar em contato com o Instituo Ibrasa pelo e-mail eduardo.carvalho@ibrasa.org.br ou pelo telefone (11) 3259-1969.