O Grupo Muffato traz para o setor supermercadista o “estacionamento inteligente”, sistema que já faz sucesso em alguns shoppings e aeroportos de grandes capitais – disponível na loja da Avenida Madre Leônia em Londrina, norte do Paraná. Importada, a tecnologia permite o gerenciamento de ocupação do estacionamento por meio de um sensor de presença ultrassônico instalado em cada vaga, que identifica a presença ou não de carros estacionados. Logo na entrada do estacionamento há um painel de alta tecnologia que comunica ao usuário o número total de vagas livres. Em cada corredor, outros painéis informam quantas vagas estão disponíveis. Luzes de LED verdes identificam as vagas livres; vermelhas as que já estão ocupadas; as azuis apontam as vagas para portadores de necessidades especiais e as laranjas as reservadas para idosos.
Segundo a gerente de Marketing do Grupo Muffato, Regina Pereira, a decisão de investir nessa tecnologia visa oferecer agilidade e mais mobilidade aos clientes da rede. “Com o sistema, os clientes ganham tempo, pois não precisam ficar procurando por uma vaga livre. Rapidamente, eles localizam onde podem estacionar seus carros, concluindo o processo em menos de dois minutos. A otimização das vagas é de cerca de 30%, ampliando a rotatividade e a capacidade de atendimento”, conta.
Além da comodidade e facilidade oferecidas aos clientes, o sistema também auxilia a empresa no melhor gerenciamento do estacionamento. “Há uma série de dados importantes que teremos à disposição, como tempo médio de permanência do cliente na loja, rotatividade, entre outros”, explica Regina.
O investimento do Muffato na aquisição e implantação da tecnologia foi de cerca de R$ 150 mil. “O pioneirismo faz parte do DNA do Grupo. Essa loja em Londrina, por exemplo, é a única da cidade com atendimento diferenciado e estendido até meia noite e foi a primeira do Brasil a oferecer o serviço de autocaixa, permitindo que os clientes possam realizar sozinhos todo o processo de compra”, conclui Regina.