Pouco mais de 15 dias após inaugurar uma loja Atacadão de 6,5 mil metros quadrados em La Matanza, a 20 quilômetros de Buenos Aires, o grupo Carrefour anunciou a aprovação do projeto de abertura de uma segunda unidade na Argentina e investimentos em um novo país, dessa vez na Ásia. Em 2012, a empresa deve abrir pontos do atacarejo na Indonésia.
“O Carrefour vai conseguir crescer investindo menos, pois as lojas do Atacadão têm custos mais baixos de abertura e manutenção”, diz Claudio Felisone, coordenador do Programa de Administração de Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA). No caso da Indonésia, a escolha do grupo considerou o fato de o país ser um dos mais populosos do mundo, com classe média em crescimento, e a falta de rivais no mesmo formato de atacarejo.
Em relação aos projetos de internacionalização em outros países latinos e asiáticos, a rede tem analisado as possibilidades dentro de um contexto que considera a estratégia da bandeira Carrefour. É o caso, por exemplo, da China.
Segundo José Roberto Mussnich, diretor-geral do Atacadão, a abertura de atacarejos em solo chinês tem que considerar os planos de crescimento da bandeira Carrefour. “O hipermercado vai muito bem na China e já há planos para aumentar essa operação lá. Então, a hipótese de abrir unidades de atacarejo só deve acontecer a longo prazo”, diz. Em março, a empresa informou que pretende abrir 22 pontos com bandeira Carrefour no mercado chinês (são mais de 140 lojas hoje).
“A prioridade agora é consolidar os negócios nas novas praças onde entramos antes de irmos abrindo lojas pelo mundo”, completa Mussnich. Antes dos investimentos na Argentina e Indonésia, o Atacadão, que ganhou 38 lojas em quatro anos, operava apenas no Brasil e na Colômbia.
Crescimento
Com alta de 20,6% na receita no mercado brasileiro de janeiro a março, o Atacadão, adquirido pela rede francesa em 2007 por R$ 2,2 bilhões, tem puxado o avanço do Carrefour no País – dado que ganha importância ao se lembrar que China e Brasil têm sido os destaques na expansão da rede no mundo. No primeiro trimestre, o grupo Carrefour se expandiu 13% no País. No mundo, apurou alta de 2,1%.
Fonte: Valor Online
