O segmento de auto-serviço (cash&carry), conhecido por “atacarejo”, foi responsável pela movimentação de R$ 105 bilhões no ano passado, segundo estimativas prévias. Otimistas, diversas holdings como Pão de Açúcar (Assai), Carrefour (Atacadão), Wal-Mart (Maxxi) e Grupo Zaragoza (Spani) aumentarão os esforços na expansão das operações como forma de melhorar a rentabilidade.
De acordo com o presidente da Abad – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, e também diretor do Tenda Atacado, Carlos Eduardo Severini, de janeiro a novembro de 2008 houve uma alta nominal de 8% no faturamento e real de 2,2%. Para ele, o setor responsável pelo abastecimento de 53,3% do canal alimentar no País poderá contabilizar crescimento real de 4% este ano.
Na rede Spani Atacadista, do grupo Zaragoza, que atua no Vale do Paraíba, por exemplo, um levantamento prévio do mês de janeiro indica que a movimentação de consumidores finais nas lojas está mais intensa. Segundo o diretor Comercial da empresa, Flávio Almeida, a representatividade deste público será 10% maior este ano. “A configuração do público ainda é composta por 70% de varejista e 30% de consumidor”, afirma o executivo.
A companhia, que também controla a rede Villarreal Supermercados, obteve um faturamento de cerca de R$ 350 milhões em 2008. Nas operações, o formato de ‘atacarejo’ atingiu crescimento de 18% e a bandeira supermercadista, 13%. Para o primeiro semestre de 2009, o grupo abrirá duas novas unidades do Spani, uma em Atibaia, no interior, e outra em Caraguatatuba, no litoral.
Fonte: Jornal DCI