A Associação Paulista de Supermercados (APAS) iniciou as atividades em 1971 com o DNA de representar o setor, proporcionar melhorias ao mesmo e, por consequência, ao serviço oferecido ao consumidor final. Neste contexto, a Associação desenvolveu ao longo dos anos serviços e produtos que visam beneficiar os associados, hoje, aproximadamente 1.200 supermercados do Estado de São Paulo, que representam 2.700 lojas. Um dos destaques é a Campanha “De Olho na Validade” – medida compensatória de curto prazo, idealizada a partir da parceria entre a APAS e o Procon-SP, que, em 1º de outubro de 2013, completou dois anos de existência.
A ação estreita a relação de confiança entre consumidores e redes supermercadistas, na medida em que há o alerta sobre os produtos com prazo de validade expirado nas gôndolas. Neste caso, a campanha presume que o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade. “A APAS desenvolve ações em benefício dos consumidores e melhorias na prestação de serviços. Uma ação de grande relevância neste sentido é a Campanha De Olho na Validade, que incentiva supermercados e fornecedores a criarem meios eficientes de controle de qualidade e segurança dos produtos e serviços, além de construírem mecanismos alternativos para a solução de conflitos no mercado”, afirma o presidente da APAS, João Galassi.
Outra ação de grande sucesso foi a criação da Academia ABRAS- APAS-McKinsey de Varejo. Idealizada a partir de alguns gargalos encontrados no setor supermercadista, como, por exemplo, a falta de mão de obra qualificada e a dificuldade em reter os talentos já existentes no mercado e, por consequência, reduzir o turnover nas lojas, o curso visa à qualificação dos profissionais dos níveis gerencial e diretoria. O 1º módulo de capacitação do curso, sob a temática “Estratégia de Categorias”, está em andamento e reúne 51 profissionais dos níveis gerencial e diretoria de 25 supermercados associados.
“A APAS está sempre atenta em melhorar o desempenho do varejo brasileiro a partir da profissionalização do setor, o que, por consequência, irá fomentar a excelência na prestação de serviços aos consumidores. Neste contexto, desenvolvemos diversos produtos e serviços aos supermercadistas, como a Academia ABRAS- APAS-McKinsey de Varejo e os cursos gratuitos da Escola APAS”, conta o presidente.
Capacitação do setor
De forma geral, o supermercado é a porta de entrada de muitos jovens no mercado de trabalho e, por vezes, trata-se do primeiro emprego deste profissional em sua carreira. Trata-se de um setor com grandes possibilidades de aprendizados e crescimento, cujos benefícios passam pela independência financeira, ajuda à renda familiar, aumento da autoestima e das perspectivas futuras. Neste contexto, a Escola APAS oferece cursos gratuitos em prol do desenvolvimento do setor e, por consequência, dos profissionais que nele atuam.
Em 2012, por exemplo, a Escola APAS ofereceu um total de 245 cursos e emitiu mais de 10.624 certificados. No primeiro semestre de 2013, o número de cursos foi igual ao ano anterior e 7.611 certificados foram emitidos. Em 2014, a Escola APAS oferecerá 149 cursos presenciais e gratuitos aos associados – muitos deles ministrados nas Regionais e Distritais – e 71 cursos online do sistema E-Super, sendo que todos estarão disponíveis no período de fevereiro a novembro do próximo ano. O Catálogo de Cursos 2014 apresenta quatro novidades, cujo objetivo é ir ao encontro dos gargalos encontrados nos supermercados, a partir das atividades diárias desenvolvidas nas lojas. São eles: “Novas obrigações fiscais: e-Social/Sped Social”, “Atendendo e trabalhando com pessoas com deficiência”, “Clima organizacional: Conceitos básicos” e “Hospitalidade: Como efetivar essa prática no setor varejista”. (leia mais aqui)
Ações de Responsabilidade Social
A APAS, por meio da Diretoria de Responsabilidade Social, também desenvolve projetos nas Regionais e Distritais em prol da cidadania e inclusão social. É o caso dos projetos “Mãos Feitas APAS”, que tem o objetivo de profissionalizar e inserir no mercado de trabalho mulheres em situação de exclusão social, dando a elas a oportunidade de trabalhar como manicures e pedicures, e “Forno e Fogão APAS”, que proporciona aos alunos a oportunidade de capacitação e aperfeiçoamento de serviços de cozinha em supermercados, restaurantes e buffets. Mais de três mil pessoas já foram beneficiadas com ambos os projetos.
Outro programa de sucesso é o “Vaga Certa – Aprendiz APAS”, que visa inserir os jovens (de 14 a 24 anos) nas lojas de supermercados, em consonância à Lei da Aprendizagem. O programa conta com mais de 60 supermercados parceiros e mais de 800 jovens inseridos no mercado de trabalho. Desde o início, mais de 1.500 jovens já passaram pelo projeto. O “Via Rápida”, projeto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Centro Paula Souza, capacita pessoas desempregadas para trabalhar nos supermercados associados da Associação – seções de padaria, confeitaria, rotiseria, açougue, entre outras -, sendo que 2.500 pessoas desempregadas foram capacitadas e os currículos foram encaminhados para os associados da APAS em todas as Regionais e Distritais.