Os preços do pão com manteiga e do café com leite estão mais altos. Levantamento realizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), com dados do Índice de Preços nos Supermercados (IPS/APAS/FIPE), apontou que em agosto o pão francês teve alta de 4,78%, e a manteiga, elevação de 0,40%. Já o café registrou aumento de 0,25%, e o leite 0,57%.
“A elevação dos preços neste período está relacionada ao aumento no preço do leite e derivados, entre eles, a manteiga. O aumento nos custos de produção alterou o valor deste item. No caso do café, a maior demanda internacional pelo grão vem pressionando os preços nos mercados externo e interno. Já o preço do pão francês vem sendo impactado pelo aumento dos ingredientes do seu preparo, principalmente pelos custos relacionados à produção, como energia elétrica e mão-de-obra”, explica o diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Martinho Paiva Moreira.
Nos últimos 12 meses os preços do pão, manteiga e café também apresentaram aumento expressivo. “O valor só não foi maior nos últimos 12 meses pela queda no preço do leite neste período, que foi de 1,96%. O preço do pão francês apontou elevação de 8,37%, a manteiga 7,36%, e o café 16,04%”, informa Moreira. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, do mesmo modo todos os itens exceto o leite apresentaram elevação expressiva nos preços: pão francês (6,80%), manteiga (3,16%), café (2,77%) e leite (-1,90%).
De acordo com o diretor, a tendência é de que os preços nos próximos meses apresentem comportamento mais estável, mas o aumento ainda deve ser verificado, embora em menor magnitude. “Os preços que impactam na produção destes produtos, como café, soja, leite, energia elétrica e mão-de-obra, por exemplo, não tendem a apresentar retração nos meses de setembro e outubro”, avalia Moreira.
Acesse aqui a íntegra do IPS APAS-FIPE do mês de agosto.
