A APAS deu mais um importante passo no campo da segurança alimentar, uma vez que na última reunião da diretoria Executiva da entidade, realizada no dia 29 de janeiro, foi firmada parceria com a empresa Food Design, com foco na adesão ao Programa Global Markets Brasil, cujo objetivo passa pela qualificação e certificação dos fornecedores de alimentos do varejo em um único modelo, reconhecido internacionalmente.
O assunto é encabeçado pelo vice-presidente da APAS, Paulo Pompilio, e, na ocasião, a apresentação do Programa à diretoria da entidade foi realizada por Márcia Rossi e Juliana Castro Doize, respectivamente, gerente e diretora de Segurança Alimentar do Walmart.
Já implantado em países da Europa, América do Norte e do Sul, o modelo deste Programa prevê auditorias sequenciais para avaliar o Sistema de Gestão de Segurança dos Alimentos dos fornecedores, em uma proposta escalável, partindo do nível básico, aplicável a fornecedores pequenos e em desenvolvimento, subindo a barra gradualmente, passando pelo nível intermediário, até que o fornecedor esteja pronto para a Certificação.
A Certificação, uma vez obtida, é aceita por todos os varejistas, evitando que o fornecedor passe por múltiplas auditorias dos diferentes varejistas, reduzindo custos que deixarão de ser incorporados aos produtos que nos fornecem, além da melhoria dos seus processos, reduzindo perdas e reclamações de consumidores e melhorando sua imagem percebida, atendendo às demandas de seus clientes e abrindo novos mercados.
Preocupação com Segurança Alimentar
O tema é tratado com bastante atenção pela APAS, tanto que, ao final de 2011, foi criado o Comitê de Segurança Alimentar da APAS, com objetivo de entender as legislações sanitárias e promover as melhores práticas junto aos associados. É composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles nutricionistas e veterinários das redes varejistas.