A Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com o Instituto e Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) – órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania –, lança a cartilha “Ipem-SP Explica”, que orienta sobre irregularidades e faz um alerta para o supermercadista aprimorar práticas comerciais.
O “Ipem-SP Explica” traz dicas de como o supermercadista deve agir em relação às balanças, aos produtos pré-medidos, têxteis, de certificação compulsória e também aos itens de etiquetagem compulsória. Os supermercados, em geral, possuem balanças para atendimento ao consumidor, que determinam o peso dos produtos pré-medidos (como refrigerantes e biscoitos) e para a conferência de itens adquiridos. Estes equipamentos são verificados e fiscalizados periodicamente pelo Ipem-SP. A publicação traz dicas de como comprar, instalar, operar e fazer a manutenção de forma correta de uma balança, por exemplo.
“Esta é mais uma importante parceria que o setor supermercadista paulista conquista. Juntos, podemos estudar, discutir e propor soluções para que os consumidores sejam melhor atendidos”, disse o diretor de Assuntos Jurídicos e Financeiros Roberto Longo Moreno.
A cartilha é a primeira de várias ações que deverão ser implantadas em parceria com o Ipem-SP. Em caso de dúvidas, críticas ou sugestões sobre futuros temas para serem abordados nas próximas cartilhas, os associados podem entrar em contato com a Central APAS de Relacionamento, no telefone (11) 3647-5000.
Faça aqui o download do “Ipem-SP Explica”.
