Os bancos Itaú e Unibanco anunciaram hoje (3 de novembro) a unificação das duas instituições, o que formará o maior conglomerado financeiro privado do Hemisfério Sul e um dos 20 maiores bancos do mundo. A nova empresa se chamará Itaú Unibanco Holding S.A. e o controle será compartilhado entre as duas organizações. O patrimônio líquido estimado é de R$ 51,7 bilhões, e o lucro líquido, de R$ 8,1 bilhões – acumulado até setembro deste ano.
Segundo comunicado oficial divulgado hoje, a fusão criará um banco brasileiro com o compromisso, a solidez e a capacidade econômica capaz de transformá-lo em um agente vital para o desenvolvimento das empresas nacionais e do País. Juntos, os dois bancos terão 14,5 milhões de clientes de conta corrente e cerca de 4.800 agências e postos de atendimento, o que equivale a 18% de participação no mercado.
Conforme o comunicado, a unificação permitirá expandir a sua atuação no Brasil, apoiar o crescimento das operações de crédito dos clientes, competir no mercado internacional e promover sinergias em diversos negócios. A operação, cujas negociações ocorriam há 15 meses, ainda necessita ser aprovada pelos acionistas dos dois bancos e pelo Banco Central.
Acesso ao “Fato Relevante” comunicado pelos bancos.