O democrata Barack Obama, 47 anos, foi eleito o primeiro presidente negro da história americana. Em seu primeiro pronunciamento, evocou o espírito de mudança, presente em sua campanha: “O sonho permanece vivo. Hoje é o dia da resposta para as suas dúvidas. Vocês colocaram as mãos no arco da história e escolheram a esperança de um novo dia”.
O democrata elogiou o patriotismo e a luta de seu adversário, o senador republicano John McCain, e prometeu que irão trabalhar juntos pelo bem do país. Além disso, prometeu reunificar os Estados Unidos, divididos, segundo ele, por questões de partido, cor, raça e gênero.
Quase 66% dos eleitores registrados nas eleições compareceram às urnas ontem (4 de novembro). Essa participação é comparada na história recente aos 63,1% de 1960, quando John Fitzgerald Kennedy (1917-1963) chegou ao poder. Nos Estados Unidos, que possuem sete mil seções eleitorais, o voto é facultativo e o número definitivo de eleitores votantes ainda não foi divulgado, mas estima-se em 130 milhões de pessoas – número que supera os 126 milhões registrados em 2004. A posse de Obama está marcada para 20 de janeiro de 2009.