A Estância Turística de Barra Bonita aprovou a ideia do setor supermercadista de substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis. A cidade localizada na região de Bauru é reconhecida pelas belezas naturais das águas do rio Tietê e da bacia do rio Paraná, onde funciona a Usina Hidroelétrica Barra Bonita. Com a prática sustentável, o município deixará de distribuir mensalmente mais de dois milhões de sacolas, e colaborará com a preservação ambiental.
Na última semana, supermercadistas, Prefeitura Municipal e Sincomércio oficializaram a realização da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Eles assinaram um Termo de Adesão que estabelece a colaboração das entidades para a conscientização dos consumidores. Nesta terça-feira (29 de novembro), um evento marcará o lançamento oficial desta prática sustentável na cidade. O encontro acontecerá no auditório da Faculdade do Interior Paulista (FIP), às 19h30.
Autoridades locais, supermercadistas, empresários, membros do Rotary de Barra Bonita, da Secretaria do Meio Ambiente e da APAS estarão presentes para discutir ações que vão incentivar a população a utilizar sacolas reutilizáveis. Representantes da cidade de Igaraçu do Tietê também participarão do evento e confirmarão a adesão à Campanha. Os supermercados Cooperbarra, Burgão, Lazinho, Ravagio, Gerva Bom, Avenida, Fernandes, Abile, Bressan, Bergamo, Serve Bem, Caio Simões, Anamara, entre outros, aprovaram a iniciativa.
O secretário do Meio Ambiente de Barra Bonita Paulo Sérgio Euzébio acredita que a cidade será um exemplo para a região. “É preciso buscar meios de preservar o meio ambiente e diminuir o descarte de lixo”, afirma. A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Cultura, levará às escolas a peça de teatro infantil Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que está sendo apresentada em Bauru. O espetáculo, que conta com duas atrizes, mostra uma conversa entre uma garota com maus hábitos ambientais e a Mãe Natureza que explica a necessidade da preservação do planeta.
