Mais de 900 toneladas de sacolas deixarão de ser consumidas anualmente na cidade de Bauru. O município do interior de São Paulo confirmou a participação na Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e, a partir de 25 de janeiro, substituirá as embalagens descartáveis por opções ecológicas nos supermercados. Nesta terça-feira (17 de janeiro), a Prefeitura e o setor supermercadista da cidade assinaram um Termo de Cooperação que oficializa a prática sustentável.
O prefeito da cidade Rodrigo Agostinho participou do evento de lançamento da Campanha e ressaltou os benefícios da iniciativa, especialmente para a coleta do lixo. O aterro sanitário municipal deixará de receber cerca de 70 toneladas de sacolas descartáveis por mês. “Espero que dentro de pouco tempo deixemos de ver tantas sacolas no aterro”, disse. O prefeito também destacou a importância da reeducação ambiental para o descarte do lixo. “Pouco a pouco isso fará parte da rotina dos brasileiros”, analisou.
O diretor da APAS Regional Bauru Erlon Godoy Ortega destacou a importância das parcerias estabelecidas para realização da campanha em Bauru e região. “A mobilização na cidade de Bauru teve início no mês de novembro e nossa primeira iniciativa foi a de buscar parceiros que pudessem fazer a diferença nesta caminhada de conscientização, especialmente para as ações educativas”. Em Bauru, a campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal, das Secretarias de Educação e do Meio Ambiente, da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib) e do Procon.
“Mais de 95% dos supermercadistas estão unidos na causa. Consumidores e lojistas farão a diferença para a preservação do meio ambiente”, afirmou o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo.
Também estiveram presentes no evento, na sede da APAS Regional Bauru, o secretário municipal do Meio Ambiente Valcirlei Gonçalves da Silva, a secretária da Educação Vera Casério, além de supermercadistas, lojistas de todo o comércio e representantes de entidades da cidade.
