O setor de supermercados paulista participa do Festieco Bauru 2013 (Festival de Tecnologia e Inteligência Ecológica), iniciado nesta quinta-feira (23 de maio) no interior paulista. A APAS, além de patrocinadora do Festival, apresenta seus projetos sociais de inserção profissional, conscientização ecológica e hábitos saudáveis no evento.
Há menos de duas semanas, a APAS discutiu amplamente a busca de um modelo de gestão por meio do Capitalismo Consciente, durante a Feira APAS 2013, o maior evento do setor de supermercados do mundo. Ações relacionadas à eficiência energética, redução da geração de resíduos e acessibilidade já são realizadas na APAS e também disseminadas entre os stakeholders – clientes, colaboradores, fornecedores, governo e a comunidade em geral, inclusive por meio do apoio a eventos como o Festieco.
Para o diretor da APAS Regional Bauru Emerson Svizzero, o apoio da associação a um evento local destaca a importância da região para o setor. “A APAS Regional Bauru tem 90 empresas associadas, totalizando 165 lojas, em 47 cidades. Em 2012, a região foi responsável por 2,3% do faturamento do setor supermercadista no Estado, o que equivale a aproximadamente R$ 1,7 bilhão”, revela.
Somente na cidade de Bauru, o setor de supermercados faturou no ano passado R$ 604 milhões, chegando a 35% do faturamento da região de Bauru e 0,8% do faturamento do Estado. O setor emprega diretamente na região 7,3 mil colaboradores, e cerca de 24 mil, de maneira indireta.
Segundo o diretor de Sustentabilidade da APAS Erlon Ortega, Bauru é considerada a capital do supermercado, com destaque para empresas nacionais e internacionais do setor presentes na cidade. Para ele, o empenho do setor em despontar como modelo de tecnologia e inovação deve caminhar junto com os conceitos de sustentabilidade e capitalismo consciente. “Eventos como o Festieco despertam nossa atenção para temas importantes e essenciais à sociedade. Isso mostra que só o esforço conjunto (público/privado) nos levará a uma sociedade mais sustentável”, conclui.
Saiba mais sobre o Festieco Bauru 2013 e a participação da APAS aqui.

