Belo Horizonte é a primeira capital brasileira sem sacolas plásticas. Uma campanha da Associação Mineira de Supermercados (Amis), em parceria com a Prefeitura municipal, Procons e Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, conscientizou a população para prática sustentável e comemora, hoje, o sucesso da iniciativa. A ação tem como objetivo diminuir em 95% o uso das sacolas na cidade.
Somente na capital mineira, eram usadas 450 mil sacolas por dia, totalizando mais de 157 milhões em um ano. Para se ter ideia, com essa quantidade de material é possível dar uma volta inteira no planeta Terra se as sacolas fossem amarradas umas às outras. As sacolas plásticas levam até 400 anos para se decompor no meio ambiente, e, quando jogadas em locais inadequados, podem entupir bueiros, provocando enchentes e alagamentos. Além disso, quando despejadas em campos, rios e mares, podem causar a morte de animais.
Em Belo Horizonte, a Lei 9.529/2008 permite apenas a distribuição de sacolas plásticas biodegradáveis compostáveis feitas a partir de material orgânico. A Campanha O Futuro Está em Nossas Mãos – Use Sacolas Retornáveis , abraçada por todo o comércio de BH, incentiva, sobretudo, os consumidores a trazerem de casa suas sacolas reutilizáveis ou optarem por caixas de papelão e carrinhos de feira e, em último caso, pelas sacolas biodegradáveis.
Países como Itália, Alemanha, Irlanda e China já proibiram o uso das sacolas plásticas no comércio, e esta prática reflete uma tendência mundial de conscientização. Em São Paulo, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) realiza a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco em todo o Estado para que, a partir de 25 de janeiro de 2012, todos os supemercados associados ofereçam alternativas de transporte de mercadoriras para os consumidores e deixem de distribuir sacolas plásticas.
A Campanha paulista é pioneira, pois não possui uma legislação específica para a adoção da prática. Ela busca a conscientização da população e dos supermercadistas. Em Jundiaí, interior do Estado, o projeto piloto implantado há um ano conta com o apoio maciço da população. O sucesso dessa iniciativa pode ser comprovado pelo fato de o Procon da cidade não ter registrado reclamações por parte dos consumidores.
Veja Mais:
Rodrigo Pimentel apoia a APAS na substituição das sacolas
APAS orienta operadores de checkouts sobre sacolas plásticas
Confira o vídeo da Campanha Mineira:
