Coordenada pela ONG Orientavida e o Fundo Social de Solidariedade, e idealizada a partir do movimento mundial Outubro Rosa, a Campanha “Pense Rosa” – que integra população, empresas e entidades em prol da disseminação da importância da prevenção ao câncer de mama – também contou com a participação do setor supermercadista. O Bicudo Supermercado, localizado em Itatinga, interior de São Paulo, mobilizou colaboradores e clientes no período de 1 a 23 de novembro, a fim de propagar a importância de realizar a mamografia e a coleta do exame Papanicolau. Além da distribuição de 180 camisetas da Campanha e 10.000 tabloides com informações de relevância sobre a mesma, o Bicudo Supermercado arrecadou 1.000 quilos de alimentos – destinados ao hospital da cidade.
O exame de Papanicolau
Trata-se de um exame simples, rápido e barato – geralmente feito durante o exame ginecológico -, cujo objetivo é o rastreamento do câncer de colo de útero, que, apesar de levar até 10 anos para se desenvolver, é a segunda neoplasia maligna mais frequente entre mulheres no mundo. O tumor em fase inicial é assintomático, por isso é fundamental que a mulher tenha a disciplina de marcar anualmente sua consulta com um ginecologista para realizar os exames preventivos. “O objetivo do exame é encontrar alterações pré-cancerosas ou o câncer propriamente dito antes mesmo de causar sintomas, pois o tamanho do tumor e sua capacidade de se espalhar são os fatores mais importantes para o prognóstico da doença”, afirma o ginecologista oncológico do A.C.Camargo, Dr. Levon Badiglian Filho.
Para mais detalhes sobre o exame, acesse o link: http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/mulheres/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-papanicolau/75/.)
Apoio da APAS ao Pense Rosa
Ao longo deste mês de outubro, o apoio da APAS ao Pense Rosa se deu por meio de algumas ações, entre elas, a divulgação de duas faixas cor de rosa na fachada do prédio, no Alto da Lapa (São Paulo), e uma campanha junto aos supermercados associados para a distribuição de folders com informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
As mídias sociais também trouxeram informações sobre a Campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas). Os associados podem acessar o material do Pense Rosa no link https://portalapas.vibezz.com.br/m3.asp?cod_pagina=2615, que reúne o folder explicativo e a camiseta oficial da campanha para relacionar a marca ao projeto. O objetivo é demonstrar práticas de responsabilidade social a todos os clientes e colaboradores.
Apoio de outras redes de supermercados
A Coop – Cooperativa de Consumo é uma das apoiadoras da ação de prevenção de câncer de mama e, nos dias 14 e 15 de outubro, uma ação foi realizada em parceria com a Associação Recomeçar é Possível (entidade sem fins lucrativos), na unidade Joaquim Nabuco, em São Bernardo do Campo (ABC Paulista). Na ocasião, as mulheres receberam informações sobre a importância da realização do autoexame e dos exames preventivos e periódicos, tais como mamografia e ultrassonografia.
A Rede 20, que conta com 11 lojas associadas nas cidades de Assis, Cândido Mota, Palmital, Rancharia e Tarumã, no interior paulista, também aderiu à Campanha, ao imprimir os folhetos de preços dos produtos na cor rosa. A frase “Outubro Rosa – Faça o autoexame das mamas e a mamografia. Toda mulher a partir de 40 anos tem o direito de realizar a mamografia anual” também foi impressa nos folhetos.
O Estância Supermercados – que conta com duas unidades em São Roque e uma em Araçariguama, ambas no interior de São Paulo – foi outro a aderir à Campanha Pense Rosa. A empresa varejista divulgou cartazes da campanha nas lojas e utilizou as informações disponíveis no Portal APAS aos associados como forma de entendimento da mesma por parte dos clientes. Além disso, por meio de uma ação da área de Recursos Humanos, os colaboradores trabalharam usando fitas cor de rosa que simbolizam a campanha.